Postagens populares

domingo, 26 de janeiro de 2014

Revisão de saldos do FGTS (1999-2013)

 FGTS

    Você que trabalhou no período de 1999 à 2013 sob o regime da CLT e, por consectário, contribuiu como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS, precisa ficar atento. É que o Supremo Tribunal Federal - STF julgou inconstitucional a aplicação da Taxa Referencial - TR para a correção monetária de precatórios e do depósito fundiário.

    Robson Amador, especialista em Direito Tributário da RCA Advogados, explicou que:

"A decisão ocorreu porque durante o período vigente em que foi utilizada (1999-2013), a TR não acompanhou os demais índices de correção e esteve abaixo da inflação, o poder de compra não foi recuperado e os trabalhadores receberam menos do que deveriam",
    Veja aqui como já se posicionou o Superior Tribunal de Justiça - STJ. Confira a Ementa:
"PROCESSUAL. FGTS. CORREÇÃO MONETÁRIA. IPC. O Superior Tribunal de Justiça consolidou sua jurisprudência no sentido de que a correção monetária dos saldos das contas vinculadas, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço deve ser feita pelo IPC ou INPC.
(STJ - REsp: 173894 RN 1998/0032285-0, Relator: Ministro HUMBERTO GOMES DE BARROS, Data de Julgamento: 01/09/1998, T1 - PRIMEIRA TURMA, Data de Publicação: DJ 05.10.1998 p. 22)". (Grifo nosso).
    Nesse trilhar, quem trabalhou de 1999 para cá, inclusive aposentados, podem entrar com Ação Judicial para pedir a correção do FGTS e recebimento da diferença entre o que já recebeu e o que faltou receber. Tem-se por estimativa que essa diferença percentual ficaria em torno de 60% à 80%, dependendo dos meses e anos trabalhados.

    Ademais, é importante destacar que o índice utilizado agora para a correção dos depósitos fundiários é o INPC, embora haja ainda divergência jurisprudencial a esse respeito por causa da decisão do STJ, de modo que, alguns tribunais entendem pela aplicabilidade do IPC. Assim esclarece o especialista em Direito Tributário Robson Amador para exemplificar a situação:

"Assim como outros índices, o INPC sempre acompanha o nível da inflação. Em termos de comparação, em um ano a TR acumula uma variação de 0,04%, enquanto o INPC registra uma alta de 6,67% durante o mesmo período".

   Desse modo, aposentados e contribuintes que já tenham sacado o FGTS tem direito à revisão e ao recebimento da diferença. Vale ainda lembrar que, o prazo prescricional para ajuizar a Ação pleiteando a revisão e recebimento do FGTS é de 30 (trinta) anos. Para ajuizar a Ação são necessários:

1. Extratos do FGTS de 1999 à 2013 junto à Caixa Econômica Federal;
2. RG;
3. CPF e;
4. Comprovante de residência.
    Mas, aonde eu posso dar entrada no processo e como? Preciso de advogado para isso? 

    Vamos às respostas. Primeiramente, é preciso saber que você ajuizará a Ação em desfavor da Caixa Econômica Federal que, por se tratar de órgão federal, deve a Ação, portanto, tramitar na esfera federal. Esse é o primeiro ponto.

    Entretanto, deve-se ter em mente ainda se o valor que você tem a receber ultrapassa a soma de 60 (sessenta) salários mínimos vigentes hoje, se o valor ultrapassar esse teto a Ação deve ser ajuizada em uma das Varas Federais (dependendo ai do seu Estado/Região) e necessariamente precisará de advogado para que seu direito possa ser postulado.

    De outro bordo, se o valor a receber estiver dentro do limite de 60 salários mínimos, você pode ajuizar a Ação no Juizado Especial Federal da sua Região (dependendo do seu Estado) e em toda a fase inicial do processo não há a obrigatoriedade de acompanhamento por advogado, observando que, em todos os processos criminais e em qualquer ação em grau de recurso, a parte deverá obrigatoriamente estar assistida por um advogado que pode ser tanto particular como, advogado dativo, defensor público ou algum serviço de assistência judiciária vinculada à faculdade de Direito.

    Por fim, é bom lembrar que em toda a fase inicial, de primeira instância (petição inicial até a Sentença), não há cobrança de custas processuais, entretanto, passando para o grau recursal são cobradas custas que são pagas pela parte vencida/sucumbente ao final do processo e custas para a interposição do Recurso Inominado (art. 54, § único, Lei nº 9.099/95) e Recurso Extraordinário (Resolução nº 479 do STF). Ainda quanto à interposição dos Recursos, haverá cobrança do porte de remessa e retorno (despesas como envio dos documentos), consoante preconiza a Portaria nº 619/2012 do TRF e Resolução nº 479 do STF.

Fontes: STF, STJ, TRF1, TRF2, TRF4, TRF5, Jusbrasil e Conjur




2 comentários:

  1. Olá!

    Por gentileza, poderia me informar acerca de como faço os calculos para saber se o valor que pretendo receber não ultrapassa os 60 salários mínimos?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Por gentileza preciso de ajuda referente uma dúvida, meu esposo está em processo pra receber indenização do dpvat mas a advogada não informou que haveria uma perícia, o que acontece neste caso ou quais atitudes a serem tomadas??

    ResponderExcluir